O presidente dos EUA, Joe Biden, votou antecipadamente na eleição norte-americana, que acontece em 5 de novembro. O democrata depositou o voto oito dias antes, em New Castle, no estado de Delaware.
O Presidente chegou por volta de 12h20 (horário local) para votar e esperou na fila por alguns minutos, junto a outros eleitores. Ele entrou na cabine de votação e saiu cerca de um minuto depois.
Biden apoia a atual vice-presidente, Kamala Harris, em disputa contra o ex-presidente Donald Trump. O cenário ainda é incerto para um vencedor, conforme mostram pesquisas eleitorais.
A votação antecipada é comum nos Estados Unidos. O objetivo é melhorar a taxa de participação, além de reduzir as filas nos locais de votação. Além do voto dias antes, é possível votar por correio.
Antes de votar, Biden tomou café da manhã com a deputada Lisa Blunt Rochester, que tenta ser a primeira mulher negra eleita para representar Delaware no Senado dos EUA. Eles foram ao The Legend Restaurant & Bakery em New Castle.
Nos EUA, as eleições são decididas por voto indireto. O presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos que, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.
O número de delegados em cada estado vai de três a 54, sendo proporcional ao tamanho da população e de congressistas. O candidato que conseguir a maioria dos votos daquela população leva o número total de delegados, independentemente da margem entre as porcentagens dos concorrentes. No total, um candidato precisa conquistar 270 dos 538 delegados para ser eleito.
UOL