Diário Caiçara

Desde 2020

12/10/2024

Porque você sabe em quem confiar. A toda hora. O tempo todo.

CÂMARA DE ILHABELA ABRE PROCESSO DE CASSAÇÃO CONTRA VEREADOR.

(Da Redação) A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou, em sessão realizada na noite de terça-feira (22/3), o pedido de abertura de processo de cassação contra o vereador Raul Gonçalves Cordeiro – Raul da Habitação (PSD) por suposta “quebra de decoro”. A solicitação foi protocolada e assinada pelos presidentes dos partidos PDT, Julio Cezar De Tullio; Republicanos, Claudemir Alexandre Batista; e PL, Eloísa Colucci. Votaram a favor os vereadores Alessandro Abençoado (PL), Edilson dos Santos (PL), Zé Preto (PDT) e Gabriel Rocha (SD). O vereador Felipe Gomes (Republicanos) votou contra.
Raul da Habitação não teve direito a voto por ser o denunciado. A maioria dos vereadores votou em plenário para que ele não tivesse direito a voto.
O pedido de cassação se baseou numa declaração do vereador na tribuna da Câmara no dia 8 de março após a rejeição de requerimentos. “Zé Preto eu nem vou falar nada. Eu tenho dó do eleitor dele. Não sei o que passa na cabeça de uma pessoa votar num cidadão desse”. Sobre o vereador Ezequiel Cabeleireiro (Avante), na mesma sessão, Raul disse que iria “abaixar a orelha e virar cordeirinho do Colucci”.
No dia 11 de março, em entrevista ao Jornal Tribuna do Povo, o vereador Zé Preto comentou as declarações de Raul. “O que esse cara quis dizer? Quis dizer que você não tem competência? Ou é racismo? Porque você é preto, é um cara humilde”, declarou o vereador Zé Preto. “Nunca fiquei tão chateado na minha vida. Desonrar o voto dos meus eleitores”.
Na sessão desta terça, após a aprovação da abertura de processo de cassação, o vereador Raul voltou a tribuna e disse que o caso foi arquivado pelo Ministério Público.
“Hoje é o dia que entrará pra história. Vereador que quer trabalhar pela cidade e vai ser cassado. O povo precisa saber porque querem me cassar. Não é por aquelas palavras que falei na semana passada, o próprio Ministério Público já mandou arquivar, disse que não é cabível. Eles querem me cassar porque estou atrapalhando o esquema de corrupção que está se instalando no nosso município. Querem me calar porque não aceitei participar do esquema. Porque estou fiscalizando de perto, todos os dias, os crimes que essa administração está fazendo contra nossa cidade. Estou atrapalhando o esquema, eu tô tirando dinheiro do bolso de ladrão”, declarou o vereador.
A comissão já foi constituída em sorteio na mesma sessão. O presidente será o vereador Felipe Gomes, que terá como relator o vereador Zé Preto e como membro o vereador Alessandro Abençoado.
Antes da sessão foi publicado no site oficial do Legislativo a seguinte nota. “A Câmara Municipal de Ilhabela informa que por força do Art. 5º do Decreto Federal nº 201/67, fica incluída na pauta da Sessão Ordinária de hoje, 22 de março de 2022, a REPRESENTAÇÃO POR QUEBRA DE DECORO COM PEDIDO DE CASSAÇÃO DO SR. RAUL GONÇALVES CORDEIRO, constante do Processo Administrativo nº 039/2022, protocolada nesta data às 16h53. Informamos ainda que o teor da representação será disponibilizado na íntegra após deliberação do Plenário”. Informações e imagem: Radar Litoral


Para mais conteúdos:

● Clique e siga nosso perfil no Instagram

●Clique e entre em contato pelo WhatsApp, para fazer parte do nosso grupo de transmissão.



O Diário Caiçara é publicado por profissionais que geram e reproduzem dezenas de textos por dia sobre o Litoral Norte Paulista, nosso estado, o Brasil e o mundo. Seguimos um rigoroso padrão editorial de apuração e checagem para a credibilidade do conteúdo jornalístico exibido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima