(Da Redação) A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), iniciou neste mês as atividades do Programa ACESSUAS TRABALHO, com os referenciados dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O programa buscar desenvolver a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social para inclusão no mercado de trabalho, por meio de oficinas temáticas sobre empregabilidade.
O ACESSUAS não realiza diretamente ações, cursos de capacitação e qualificação profissional, mas promove o acesso da população em situação de vulnerabilidade social aos cursos já existentes no município, além de encaminhá-los aos locais que fazem intermediação para vagas de emprego.
Em Caraguatatuba, os encontros terão duração de seis meses, sendo 15 referenciados participando em cada Cras.
A assessora de governança da Sedesc, Mariana Cestari, explica que durante as oficinas é feita uma sensibilização com os referenciados para investigar as habilidades pessoais de cada um e poder fazer a orientação sobre o mundo do trabalho. “Este é o trabalho da assistência social, promover oportunidades para que as famílias saiam da condição de vulnerabilidade e busquem sua autonomia para mudar sua realidade de vida”, destaca.
Podem participar do Programa, famílias e indivíduos com perfil do Plano Brasil Sem Miséria; jovens egressos do Serviço de Convivência para jovens; pessoas com deficiência; beneficiários do BPC; pessoas inscritas no CadÚnico; egressos do Sistema Socioeducativo; famílias com presença de situação de trabalho infantil; população em situação de rua; famílias com crianças em situação de acolhimento provisório; adolescentes e jovens egressos do serviço de acolhimento; indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco; indivíduos egressos do sistema penal; beneficiários do Programa Auxílio Brasil e mulheres vítimas de violência.