Com US$ 724 milhões (quase R$ 4 bilhões) arrecadados em bilheterias ao redor do mundo, “Divertida Mente 2” é oficialmente o primeiro grande sucesso de bilheteria de 2024 — e, com isso, dá um pouco de esperança para Hollywood, que assistia a um de seus piores anos em muito tempo.
Mais do que isso, a animação da Pixar virou uma máquina de grandes marcas. Entre elas, já é:
a maior bilheteria do ano no mundo inteiro, apenas duas semanas depois de estrear nos Estados Unidos;
a melhor estreia de uma animação no Brasil, com R$ 96,3 milhões;
a segunda melhor estreia geral no país, atrás apenas de “Vingadores: Ultimato” (2019), com R$ 102,3 milhões;
com US$ 152 milhões (R$ 829 milhões), a segunda melhor estreia de uma animação nos EUA, atrás de “Os Incríveis 2”, com US$ 183 milhões (R$ 998 milhões).
Há muitos motivos que explicam o sucesso da continuação. Um dos principais deles é a popularidade do filme entre minorias.
No fim de semana de estreia nos EUA, latinos formaram 38% do público de “Divertida Mente 2”, de acordo com a empresa de pesquisa PostTrak. Brancos, que costumam ser metade dos espectadores da Pixar, ficaram só em segundo, com 34%.
Fenômeno parecido aconteceu com o outro sucesso do verão americano. “Bad Boys: Até o fim”, que ainda está em cartaz mas já é a sexta maior arrecadação do ano, teve 44% do público formado por negros, e 26%, latinos.
A Disney, estúdio dono da Pixar, sabia do potencial que tinha em mãos e reforçou a divulgação de “Divertida Mente 2” na Univision e na Telemundo, dois canais americanos com programação em espanhol.
g1