O dólar encerrou esta sexta-feira (24/2) em alta de 1,01%, cotado a R$ 5,15, com o com o real descolando de outras moedas e se desvalorizando, enquanto os mercados internacionais tentam se recuperar das perdas sofridas na véspera, após a invasão da Rússia à Ucrânia. Com isso, em meio à aversão a riscos, investidores buscaram proteção com a moeda norte-americana.
As rolagens de contratos futuros e outros derivativos, típicas de fim de mês e na virada da Ptax (taxa de câmbio calculada pelo Banco Central), também adicionaram pressão às cotações, enquanto operadores citaram o longo feriado prolongado no Brasil como argumento para realizar lucros depois de forte valorização cambial nas últimas semanas. Os negócios domésticos serão retomados apenas na quarta-feira (2) pós-Carnaval.
Se considerado o movimento semanal, a moeda teve a primeira alta em 2022. No acumulado de segunda-feira (21) até hoje, o dólar subiu 0,28%. No mês, recuou 2,82% – a maior queda percentual em um mês desde 2010. Fonte: CNN Brasil