O dólar fechou hoje (11/02) em estabilidade, cotado a R$ 5,24 na venda. Assim, a moeda norte-americana registrou sua quinta semana consecutiva de perdas contra o real. Ante a semana passada, o dólar apresentou queda de 1,50%. No comparado com janeiro, a moeda norte-americana teve baixa de 1,20% e, em relação a 2021, caiu em 5,98 %.
Economistas associaram as perdas do dólar hoje às tensões entre a Ucrânia e Rússia, que enviou mais forças militares para a fronteira ucraniana e pode lançar uma invasão a qualquer momento, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, conforme disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta sexta-feira.
As bolsas de valores em Nova York aprofundaram as perdas. Sinal de maior demanda por ativos seguros, os preços dos títulos soberanos dos Estados Unidos —considerados risco-base do mercado financeiro global— saltavam, o que derrubava rendimentos que mais cedo haviam subido.
O ouro à vista —outro tradicional ativo de refúgio— saltava quase 2%, deixando para trás queda de 0,3% de mais cedo. Fonte: UOL