Diário Caiçara

Desde 2020

17/09/2024

Porque você sabe em quem confiar. A toda hora. O tempo todo.

Justiça defere candidatura de Marçal após negar pedidos de impugnação


A Justiça Eleitoral deferiu o registro da candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo após negar pedidos de impugnação da candidatura do influenciador. Para o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, “foram preenchidas todas as condições legais para o registro”.

O secretário-geral do diretório nacional do PRTB, Marcos André de Andrade, havia apresentado uma ação alegando que Marçal não recebeu a autorização do partido para realizar a convenção municipal que confirmou sua candidatura.

O magistrado rejeitou a contestação dizendo que ele não tinha legitimidade para propor uma ação de impugnação por ser apenas um filiado da legenda.

Patiño Zorz também rejeitou uma ação do PSB, segundo a qual o Marçal teria violado o estatuto do partido por não respeitar o prazo mínimo de seis meses de filiação antes da convenção municipal. Pablo Marçal filiou-se ao PRTB em 5 de abril.

O juiz afirmou que a regra do estatuto do partido diz respeito às eleições para cargos internos, como diretórios a nível municipal, regional e nacional, e não para a escolha de candidatos postulantes a cargos nas eleições federais, estaduais e municipais.

O magistrado apontou, ainda, que segundo o próprio estatuto do PRTB, para participar de pleitos eleitorais é necessário ter no mínimo seis meses de filiação em relação à data da eleição, não à data da convenção partidária.
Metrópoles


Para mais conteúdos:

● Clique e siga nosso perfil no Instagram

●Clique e entre em contato pelo WhatsApp, para fazer parte do nosso grupo de transmissão.


O Diário Caiçara é publicado por profissionais que geram e reproduzem dezenas de textos por dia sobre o Litoral Norte Paulista, nosso estado, o Brasil e o mundo. Seguimos um rigoroso padrão editorial de apuração e checagem para a credibilidade do conteúdo jornalístico exibido.

Rolar para cima