A economia dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 6,9% no último trimestre de 2021, informou o Centro de Análises Econômicas nesta quinta-feira (27/1).
Para 2021 como um todo, a economia cresceu 5,7%, o ritmo mais rápido desde 1984, quando o ex-presidente Ronald Reagan estava na Casa Branca. O aumento no quarto trimestre foi substancial em relação ao terceiro trimestre, dominado pela variante Delta, quando o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano – a medida mais ampla da atividade econômica – cresceu a um ritmo anualizado de apenas 2,3%.
Foi o melhor desempenho trimestral desde o terceiro trimestre de 2020, quando o boom inicial de reabertura impulsionou o crescimento econômico.
Mas não foi apenas a taxa de crescimento que saltou no ano passado. O caos nas cadeias de suprimentos, a escassez de trabalhadores e a demanda enorme também levaram os preços a subir desconfortavelmente.
Para 2021, o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) – uma medida-chave da inflação – subiu 3,9%, o maior aumento desde 1990.
No quarto trimestre, a inflação do PCE foi de 6,5%, o maior salto desde o terceiro trimestre de 1981. Fonte: CNN Brasil