A economia brasileira recuou 0,99% em janeiro, segundo a prévia do PIB. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do Banco Central interrompeu uma sequência de 3 meses consecutivos de crescimento. Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (17/3) pela autoridade monetária.
As projeções dos economistas indicavam que o índice poderia ter desde uma queda de 0,7% a um crescimento de 0,6%. A mediana das estimativas mostrava que o mercado apostava em queda de 0,2% no indicador no mês.
Em comparação com janeiro de 2021, o índice subiu 0,01%, a 3ª alta consecutiva nesse tipo de comparação. No acumulado de 12 meses, a economia brasileira cresceu 4,73%.
O IBC-BR Divulgado todos os meses desde 2010, o IBC-Br é uma medição antecedente do crescimento econômico do país. O índice incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e serviços, assim como impostos sobre os produtos.
Já o PIB oficial do país é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e considera o resultado de todos os bens e serviços produzidos pelo país em 1 determinado período. Fonte: Poder360