Diário Caiçara

Desde 2020

19/09/2024

Porque você sabe em quem confiar. A toda hora. O tempo todo.

São Sebastião e Governo federal iniciam aulas das primeiras turmas do programa ‘Transformar’


(Da Redação) A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com a Transpetro, governo federal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou nesta segunda-feira (26/2), a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional, voltados para o setor petrolífero do programa ‘Transformar’ da Petrobras – Transpetro.

A cerimônia ocorreu nas dependências da empresa, no Terminal Almirante Barroso (Tebar), local em que a carreta móvel do Senai está instalada, além de espaço físico com estrutura adequada e equipamentos para as aulas teóricas e práticas no centro de treinamento do terminal.

Participaram da solenidade, o secretário de Saúde (SESAU) e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira; o secretário da SEDES, Elias Rodrigues; a diretora do CIP, Nivea Quinsan; a diretora de Proteção Básica, Rita Elizabeth Passos; o diretor do PAT, Afonso Vale; o diretor do Senai de São José dos Campos, Fernando Manoel Gonçalves, o gerente executivo de Operações de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães; e o presidente da companhia, Sérgio Bacci.

De acordo com a Transpetro, as quatro primeiras turmas para os cursos de caldeireiro, montador e construtor de alvenaria contemplam 56 alunos e as vagas são destinadas a homens e mulheres inscritos no CadÚnico (Bolsa Família), ou seja, beneficiários de programas sociais dos governos federal, estadual e municipal. As formações serão ministradas por dois meses, em 400 vagas ofertadas, distribuídas em 30 turmas, com conclusão de ensino, prevista para maio de 2025.

A iniciativa dos governos federal e municipal visa a profissionalização da população afetada pela catástrofe natural que atingiu São Sebastião, em fevereiro de 2023, e integra o projeto municipal de ‘Reconstrução’ do município.

‘A Prefeitura de São Sebastião pode contar sempre com a Transpetro, nessa grande ação conjunta com o Senai. Essa parceria nos enche de orgulho, esperança e comprometimento. Uma empresa deve gerar lucro, mas não abrimos mão do nosso papel social. Nós cuidamos de pessoas”, afirmou o presidente Sérgio Bacci.

“A Prefeitura de São Sebastião e o Senai são parceiros de longa data. Estudar é o caminho mais fácil que muda vidas”, comentou Márcio Guimarães, gerente executivo de Operações de Dutos e Terminais.

Nivea Quinsan, diretora do CIP, agradeceu a iniciativa. “Essa união de esforços entre os governos federal, municipal e Senai mostra que estamos no caminho certo: qualificação profissional e empregabilidade” avaliou Nivea.

“As parcerias entre órgãos públicos e privados são fundamentais para o crescimento econômico de São Sebastião. Uma economia forte, significa um povo forte”, disse Elias Rodrigues, secretário da SEDES.

O vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, declarou que mais uma etapa da reconstrução de São Sebastião foi concluída. “Desde o início da gestão municipal formamos mais de 10 mil pessoas em 400 cursos, em diversas áreas, com as características econômicas da cidade. Tanto que São Sebastião é o município que mais gera empregos no Litoral Norte. Isto significa um trabalho incessante de união entre os governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada que favorece a população e transforma vidas”, afirmou Reinaldinho.

A aluna Cláudia Helena Rodrigues, 39 anos, casada, três filhos e moradora do bairro Topolândia, fará o curso com o marido Vicente Paulo da Silva Oliveira, 49 anos. “Eu estarei na turma da tarde e ele na turma da noite. Existe uma Cláudia antes e uma Cláudia depois desta oportunidade que vai mudar nossas vidas”, declarou. “Este programa já diz tudo no nome: transformar. Agradeço a Prefeitura de São Sebastião, a Transpetro e o Senai. Conhecimento nunca é demais”, disse o marido da Cláudia.

Inscrições para novas turmas

De acordo com a equipe do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), a partir desta terça-feira (27), as inscrições para novas turmas das capacitações profissionais de caldeireiro, montador e construtor de alvenaria estarão abertas, sendo o público-alvo beneficiários de programas sociais cadastrados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.

Após o preenchimento das vagas destinadas às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, as formações serão ofertadas a população, sendo 400, no total.

Ainda, segundo o CIP, os 56 alunos das primeiras turmas, contemplados pelo programa ‘Transformar’, receberam passe social para transporte de ônibus coletivo, válidos também para os próximos alunos do projeto.

Mais informações na sede do CIP, à Rua Antônio Pereira da Silva, 56, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelos telefones (12) 3892-5535 e WhatsApp: (12) 99107-6619.

Estímulo à diversidade

Segundo a Transpetro, o objetivo da parceria é fomentar a qualificação da mão de obra local e, também, estimular a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho. Para viabilizar a participação de alunas com filhos, o programa fornece subsídios para que essas mulheres possam participar da capacitação.

Além da creche oferecida pela Prefeitura de São Sebastião para a permanência dos filhos durante o período de aulas, a Transpetro também vai disponibilizar uma sala de apoio à lactação que poderá ser usada pelas alunas durante o curso.

Programa Transformar

As ações de qualificação em São Sebastião fazem parte do programa Transformar da Transpetro que prevê diversas iniciativas em prol de comunidades em estado de vulnerabilidade, vizinhas às instalações da companhia. Alicerçada em seu compromisso social, a companhia busca ser parte das soluções que geram bem-estar e melhores condições de vida para as pessoas. Nos próximos meses, a Transpetro deve abrir mais turmas de qualificação profissional na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Transpetro

Operando 48 terminais, 27 aquaviários e 21 terrestres, cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 36 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.

A Transpetro presta serviços à distribuidoras, à indústria petroquímica e às demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 180 clientes.


Para mais conteúdos:

● Clique e siga nosso perfil no Instagram

●Clique e entre em contato pelo WhatsApp, para fazer parte do nosso grupo de transmissão.



O Diário Caiçara é publicado por profissionais que geram e reproduzem dezenas de textos por dia sobre o Litoral Norte Paulista, nosso estado, o Brasil e o mundo. Seguimos um rigoroso padrão editorial de apuração e checagem para a credibilidade do conteúdo jornalístico exibido.

Rolar para cima