(Da Redação) Em São Sebastião, o serviço de coleta de lixo foi intensificado durante o Carnaval para atender o aumento da demanda. Segundo a prefeitura, com esse aumento populacional, a quantidade de lixo produzido é ampliada e, se não descartado ou recolhido corretamente, pode causar transtornos como poluição das águas e do solo, entupimento de bueiros e bocas de lobo, e comprometimento da eficiência da drenagem de águas pluviais. A coleta é feita pela empresa SS Ambiental, concessionária do serviço público na cidade.
Conforme informou a Prefeitura de São Sebastião, o município gera, em média, de 120 a 140 toneladas de resíduos sólidos urbanos na baixa temporada e volumes que podem se aproximar de 200 toneladas na alta temporada, incluindo resíduos domésticos, varrição e limpeza de vias e praças, entre outros.
Para atender a demanda, um cronograma reforçado de coleta de lixo orgânico e de coleta seletiva está em funcionamento desde dezembro de 2021, com a aquisição de mais de 20 caminhões compactadores, trator para áreas de difícil acesso, carretas, caminhões roll-on-off (transporte de diversos tipos de cargas), maquinário em geral, e 50 colaboradores entre motoristas, coletores, varredores de praia e operadores de máquinas.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, as equipes da prefeitura estão trabalhando diariamente para que a cidade permaneça limpa para os munícipes e turistas.
Para melhorar o atendimento de coleta, é necessário que as pessoas também cooperem na hora de realizar o descarte do resíduo doméstico:
- Coloque o lixo em sacos adequados bem fechados;
- Faça a separação dos resíduos em orgânico e seletivo;
- Coloque o lixo na rua nos dias e horários corretos (a programação das coletas de lixo está no site da Prefeitura – clique aqui).
- Embale objetos cortantes para evitar acidentes;
- Coloque o lixo em locais adequados fora do alcance de animais;
- Separe o lixo seco do lixo úmido.