(Da Redação) A última quinta-feira (11/7) foi marcada pelo simulado de evacuação de área de risco realizado na Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. Agentes e voluntários da Defesa Civil atenderam 18 famílias e 23 pessoas que aceitaram sair de suas casas até o ponto de encontro na Praça do Estudantes.
Para Ademilton Pereira dos Santos, o Junior, presidente Interino da Associação de Moradores da Vila (Amovila), esse tipo de exercício é muito importante para a comunidade. “Os moradores precisam saber para onde se dirigir, uma área mais segura, em caso de necessidade”.
Jaqueline Carvalho faz parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do bairro (Nudec), destaca que a participação de todos ajuda a evitar tragédias. “Sou voluntária e acho importante deixar a população preparada”.
Já o coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, ressalta que esses simulados ajudam a salvar vidas. “Quanto melhor as equipes e moradores estiverem preparados, maior as chances de sobrevivência em uma ocorrência”.
Durante o simulado, as famílias foram cadastradas pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES). Participaram dessa ação mais de 40 pessoas entre agentes e servidores da Prefeitura de São Sebastião ligados à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Governo (SEGOV) e Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB).
O objetivo do simulado é melhorar cada vez mais o atendimento à população que reside em áreas de riscos de escorregamento de terra ou enchentes. Além de simular uma atuação preventiva anterior a ocorrência de eventos climáticos danosos que envolvem movimentação de terra ou inundações bruscas. Esses simulados são menores, mas visam atender diretamente aos moradores das áreas que tendem a ser mais afetadas em todos os cantos do município.
As outras intervenções também serão às quintas-feiras e abrangerão as comunidades de Boiçucanga, Toque-Toque Pequeno, Itatinga, Morro do Abrigo e Canto do Mar e seguem até setembro.
Assim como ocorreu com outros setes simulados realizados em 2023, os preceitos serão os mesmos com marcação de rotas de fuga, áreas de deslizamento ou escorregamento de terra, alagamentos, sinalização de bueiros e ponto de encontro.
Confira os locais dos próximos simulados:
25 de julho – (quinta-feira) – Boiçucanga
Rua Arthur Leal – Praça antes do Morro 51
8 de agosto – (quinta-feira) – Toque-Toque Pequeno
Rua Dr. Yojiro Takaoka, 1.236 – em frente à Sapeque
22 de agosto – (quinta-feira) – Itatinga
Rua Antonio Tenório dos Santos, 18, próximo ao ponto de ônibus
5 de setembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo
Avenida Bernardo Cardim Neto, 860, em frente ao espaço da Folia de Reis
19 de setembro – (terça-feira) – Canto do Mar
Rua Parque, 30, Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis