(Da Redação) Entre os dias oito de março e cinco de abril, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto apresentará a exposição coletiva “GESTO”, uma produção de 16 artistas da cidade, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é dar visibilidade à mulher enquanto artista e promover um debate sobre as questões femininas.
A mostra reúne em torno de 25 obras de 16 artistas mulheres, que vivem e trabalham em Ubatuba, integrantes do Grupo setorial de Artes Plásticas e Visuais da Fundart.
São mulheres com diferentes histórias, experiências e vivências, diferentes corpos e mentes que se uniram em sua igualdade: o expressar por meio da Arte. As obras falam de visibilidade, de sororidade, ecofeminismo, maternidade, igualdade de direitos, padrões sociais, enfim obras que expressam os medos, as angústias, as inquietações e urgências do feminino.
Para as organizadoras do evento, que são coordenadoras do Grupo Setorial, a importância dessa exposição está na sua pluralidade, tanto de temas relacionados ao feminino e à contemporaneidade, como de técnicas e linguagens artísticas. Nela, o espectador poderá contemplar desenhos, pinturas, arte têxtil, esculturas, vídeo, instalação, objeto e fotografia.
“Esperamos, a partir dessa exposição, tocar sensivelmente homens e mulheres , e que juntos possamos ressignificar e desconstruir valores patriarcais que geram tantas dores e problemas na sociedade. Na esperança que as próximas gerações possam escrever uma nova história e em honra as mulheres que abriram caminhos de resistência nas gerações anteriores, que Arte consiga colaborar para reflexão e construção de um futuro mais justo e humano.”
O evento será aberto para visitação gratuitamente de segunda a sexta, 9h às 12h e 13h30 às 17h, com classificação indicativa A12, e com patrocínio da Padaria Integrale.
As artistas participantes da exposição são: Ana Bedoya, Baiá, Barbara Bigosinski, Erica Sanches, Estela Carvalho, Jimena Corrêa, Katia Zirnberger, Larissa Schirmanoff, Lícida Vidal, Marenise Pereira, Maria Capai, Milena Bigosinski, Natalia Bamberg, Nina Cast, Patricia Guedes e Yara Toledo.