Diário Caiçara

Desde 2020

17/09/2024

Porque você sabe em quem confiar. A toda hora. O tempo todo.

Wagner Teixeira, do União Brasil, tem candidatura indeferida em São Sebastião por improbidade administrativa; partido tem 10 dias para trocar candidato

(Da Redação) Despacho do juíz eleitoral Vitor Hugo Aquino de Oliveira, datado do sábado, 07/09, indefere a candidatura do atual vereador e candidato a reeleição pela Câmara Municipal de São Sebastião, Wagner Teixeira de Oliveira, do União Brasil.

O juiz rejeitou a candidatura do vereador. A decisão foi baseada em uma condenação por improbidade administrativa do período em que o político presidiu a Câmara Municipal de São Sebastião, que torna Wagner inelegível. Este processo foi iniciado em 2008 e concluído após nove anos.

Segundo consta nos autos, Wagner foi condenado por não transferir à Prefeitura os valores de impostos descontados dos salários dos funcionários da Câmara.

Apesar de anteriormente ter conseguido validar sua candidatura nas últimas eleições, com a aprovação do juiz André Quintela, que ocorreu no período em que a nova Lei de Improbidade Administrativa tinha seus efeitos modulados pelo STF, Wagner agora enfrenta o indeferimento de sua candidatura. Ele já anunciou que pretende recorrer da decisão.

Wagner manifestou-se em um vídeo divulgado na internet, na noite do feriado nacional, se antecipando a repercussão que sabia que provocaria essa decisão contrária da Justiça Eleitoral, o que acabou pegando a todos de surpresa, afinal, foi ele mesmo quem se adiantou com a informação.

Experiente no jogo, politizou o caso usando um tom eleitoral para um caso jurídico. Alegou que sua posição de vereador de oposição provoca descontentamento e tentativas de barrar sua atuação. Ele afirmou: “As pessoas se incomodam, querem de toda maneira barrar. Não me querem na Câmara porque mostro quem é ladrão, quem é corrupto”. Wagner expressou confiança de que a sentença será revertida.

Ocorre que o autor da Ação é o Ministério Público Eleitoral.

O indeferimento da candidatura não impede que Wagner continue participando da disputa eleitoral, pelo menos até que os recursos sejam julgados. É inequivocamente uma tremenda baixa para as pretensões do partido União Brasil em conquistar uma cadeira no Legislativo Municipal, que tem outro vereador tentando a reeleição, o Marcos Fuly, atual Presidente da Casa de Leis da cidade, assim como joga água fria no calor que sua adesão tentava provocar na campanha à majoritária liderada pelo Partido Progressistas – PP, do Professor Gleivison. Com informações do Panorama Litoral.


Para mais conteúdos:

● Clique e siga nosso perfil no Instagram

●Clique e entre em contato pelo WhatsApp, para fazer parte do nosso grupo de transmissão.


O Diário Caiçara é publicado por profissionais que geram e reproduzem dezenas de textos por dia sobre o Litoral Norte Paulista, nosso estado, o Brasil e o mundo. Seguimos um rigoroso padrão editorial de apuração e checagem para a credibilidade do conteúdo jornalístico exibido.

Rolar para cima